sexta-feira, 27 de maio de 2011

São José participa do Paulista de Basquete sobre Rodas


Ícaro Leal
Publicada em 21/05/2011 às 17:17
São José dos Campos (SP)

Não é somente a tradicional equipe de basquete que o São José possui. A cidade de São José dos Campos também conta com representantes no Campeonato Paulista de Basquete sobre Rodas. É a primeira vez que participa de uma competição federada e consequentemente do Campeonato Paulista da categoria.

- Eles já se reuniam, mas não competiam. Então a prefeitura resolveu investir para eles estarem competindo. Fizemos a programação e tudo deu certo, entramos no Paulista – comentou o técnico Sthefane Costa.

A disputa dos jogos é semelhante ao basquete tradicional: conta com cinco jogadores para cada lado. As diferenças são o uso das cadeiras de rodas e o critério de pontuação dos jogos, que difere de acordo com a lesão do atleta. O técnico já treinou equipes de basquete convencional e dessa maneira consegue aproveitar algumas coisas com os atletas cadeirantes.

- A parte defensiva dá pra tirar quase tudo de experiência. Agora na parte defensiva você tem que criar muito, porque o espaço que a cadeira toma é muito diferente do andante. Onde você tem duas cadeiras, você tem quatro andantes, então ofensivamente você tem que criar e defensivamente da para puxar muita coisa do tradicional – explicou.

Na estréia do torneio o São José foi derrotado pelo Gadecamp, de Campinas, por 62 a 20. Apesar da derrota, o São José sabia das dificuldades de enfrentar o rival e vê como positiva a ideia de ter jogado contra um time que já tem 15 anos de experiência e que conta com atletas da seleção brasileira da categoria.

- Para o que estipulamos nessa partida, nós atingimos as metas. Nunca tinha feito uma partida e não tinha ideia de como era. Agora que joguei estou trabalhando em cima das falhas, com objetivos claros. Foi bem normal naquilo que esperávamos – contou o treinador.

A equipe do São José é formada por jogadores que variam entre 20 e 40 anos. São ao todo 15 atletas, sendo 14 homens e apenas uma mulher. A equipe que disputa o torneio foi montada no inicio deste ano.

Costa comentou que, no início, ficou com certo receio de trabalhar com os atletas e de não atender as expectativas, mas que hoje está adorando trabalhar com eles. A determinação e a postura dos jogadores nos treinamentos fazem com que tudo possa se tornar possível.

- É uma experiência única, porque são pessoas que tiveram uma superação. Vamos ganhar logo de cara? Creio que não, mas no segundo turno com certeza vai ser natural. O bom é eles jogarem com alegria e jogar porque gostam e isso já é meio caminho andado para as outras coisas caminharem – completou.

A próxima partida do time joseense será realizada no dia 5 de junho, contra o Piracicaba, fora de casa. A estréia diante da torcida será no dia 18 de junho, contra o Presidente Prudente, no Ginásio Lineu de Moura.

Nenhum comentário:


TREINOS

Dias: TERÇAS E QUINTAS
Horário: DAS 18:00 as 21:00
Endereço: GINÁSIO POLIESPORTIVO UBIRATAN PEREIRA MACIEL
R. Helenira Resende Nazareth, 151 Dom Pedro I - São José dos Campos - SP

ESPORTE FANTÁSTICO 23/01/2010

TV Vanguarda - 22/01/2010

TV BAND VALE - 04/12/2009

TV APARECIDA

TREINOS

Dias: TERÇAS E QUINTAS
Horário: DAS 18:00 as 21:00
Endereço: GINÁSIO POLIESPORTIVO UBIRATAN PEREIRA MACIEL
R. Helenira Resende Nazareth, 151 Dom Pedro I - São José dos Campos - SP

Veja no mapa como chegar na quadra.